Friday, June 18, 2010

Ensaio sobre uma visao especial da vida..


Hoje, dia 18 de Junho de 2010 me sinto um pouco mais abandonada. Perdemos um amigo, um olhar certeiro e sincero, um avo que sabia viver. E como escrevia..
Como viajaremos agora, nessa Jangada de Pedra, sem Jose Saramago?

"Eu digo de outra maneira o que minha avo dizia. Ela devia estar farta de viver e disse: ' O mundo eh tao bonito, e eu tenho tanta pena de morrer'. E nao, ela nao tinha pena de morrer, ela tinha pena de ja nao estar, no futuro, para continuar a ver".

Outro dia me dei conta de que consigo sentir a alegria do momento presente, mas que felicidade mesmo vem do passado. Todos os dias mais lindos e importantes da minha vida, vivi. Eu estava lah. Mas a profunda felicidade, que toma e se alastra por todo corpo e limpa todo e qualquer sentimento constrangedor por uma sensacao de vida quase boa soh me eh sempre trazida pela generosidade da memoria. E o melhor eh que quando ela vai embora nos deixa em retorno um sentimento de gratidao como uma caixinha de bombom de agradecimento na porta de nossa existencia.
Digo tudo isso, por que como sendo de minha natureza, agora um pouco explicada, senti uma vontade imensa de ler tudo o que Jose Saramago jamais escreveu. Nada de " Ensaio sobre a Cegueira" e " Jangada de Pedra" sao otimos mas esta bom! Assim que soube de sua partida da Terra do Pecado, senti muito sua falta. Agora que ele eh finito consigo ama-lo ainda mais. Consigo medi-lo um pouco, calcular o tamanho dele em mim. Agora ja sei que se eu me entregar totalmente as suas palavras, um dia hei de voltar por que ele mesmo ja me mostrou que se volta. Um amor sem vicios, por que no fim a fonte nao vai estar mais lah. A nao ser que ele mesmo seja o tal do Homem Duplicado e que a memoria dele fique como presenca eterna em mim.
Seguem outros pensamentos dele, afinal deixando-o dizer pelo menos algumas palavras..

" Sim tenho o premio Nobel, e que? Que eu achava pouco ter o premio Nobel, nao, nao, nao. Eh que no fundo no fundo tudo eh insignificante. Que eu estivesse a pensar no universo e em relacao ao universo o premio Nobel nao teria importancia alguma".

" O que as vitorias tem de mal eh que nao sao definitivas. E o que as derrotas tem de bom eh que elas tambem nao sao definitivas".

"Todos sabemos que cada dia que nasce eh o primeiro para uns e sera o ultimo para outros e que para a maioria, eh soh um dia mais".

"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda eh a que faz melhor. Dar voltas".

E mesmo que nao devamos ter pressa, como diria Saramago, respondo a ele humildemente, temos que continuar em frente. Ou como diria Edney Silvestre, brilhante jornalista, escritor e contador das melhores historias, viver nao eh preciso mas eh preciso.

OBS: Algumas dessas citacoes foram retiradas de entrevista feita por Edney Silvestre com Jose Saramago em 2007.





No comments:

Post a Comment