Monday, August 2, 2010

Era uma casa muito engracada..




















Deixar um decorador/arquiteto escolher os moveis da sua casa eh como cortar as proprias pernas e em seguida procurar muletas. E caras!
Desde quando o olhar do outro eh melhor do que nosso olhar sobre nos mesmos? E mesmo se for melhor o olhar do outro, sera que queremos o considerado " melhor" ou o que eh nosso dentro da nossa propria casa?
Tenho visto como um ato de saude e de respeito a si proprio, o de escolher, guardar e arrumar seu proprio canto. Ou seus proprios cantos..
Afinal, que mundo eh esse que delimita nossas capacidades em nome de paradigmas para facilitar o fluxo do dinheiro e do nosso sentimento de inutilidade e fraqueza?
Com o arquiteto-cliente, nao ha troca verdadeira de ideias e muito menos negociacao. O decorador olha pra sua casa, divaga junto de seu fiel assistente, e te impoe variacoes dissimuladas sobre o mesmo tema. Assim, mesmo que voce nao goste da mesa de jantar daquele jeito, ele te empurra uma mesa lateral, ou uma mesa de centro, ou um sofa, que juntos darao exatamente o mesmo clima, mesmo tom e ideia porposto por ele no comeco..
Nada de gosto seu, clima seu.
Gosto deles e dinheiro seu. No fim de uma longa era de obras e engenheiros que sempre desmarcam e recarcam em nome de um imprevisto maior, a casa deles esta pronta. A sua que era de sonhos, continua nos seus sonhos.
Existe, alem disso um sentimento determinante na relacao do cliente com seu decorador. Se voce argumenta, soa dificil, se tem ideias inspiradas, cafona, se tem apego a um conceito e quer traze-lo a nova casa, infantil ou brega, antiquado ou pao duro!!
No meu caso, me sinto a carregadora da bandeira da vez. Eu, de pernas encolhidas, com os bracos em posicao de descanso sobre o mastro, aguardando a hora de ergue-lo quando a Casa Vogue resolver invadir meu territorio. Enquanto isso, observo atentamente as ordens de ataque.
Ora, me pergunto, minha casa nao eh o espaco de encontro com meus sonhos e segredos? Nao eh de onde parto e pra onde volto depois de realizar meus desejos de vida?
E ela fala, fala, fala, fala..colocando minha alma pra dormir.. Ate que! Ufa, como um remedio que de tanto ingerirmos sessa de fazer efeito, volto a mim!
Enquanto ela fala imagino casa toda pronta, eu a levando ate a porta com um ar maravilhosamente bem representado por sorrisos de mais pura satisfacao e gratidao. Fecho a porta. Me percebo sorrindo sinceramente pra dentro de mim.
Me viro devagar, desco as escadas e a casa finalmente eh toda e somente minha novamente!! Livre, arranco os papeis de parede perfeitamente calculados e testados inumeras vezes durante e apos a faculdade de arquitetura de minha ex favorita, lanco os quadros janela a fora como boomerangs que giram na melodia dos ventos.. Faco peteca com as esculturas feitas num tempo e momento em que nao vivi e jamais sequer quiz conhecer.. E elas quicam, e de deslocadas furtivas, se entre olham dando cambalhotas sortidas e engracadas! Todos riem. Eu Rio! Assim a carioquinha faz seu riso na grande Sao Paulo..

No comments:

Post a Comment