Wednesday, May 19, 2010

Heraclito dizia: " Nao podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, por que o rio nunca eh o mesmo e nos nunca somos os mesmos".


Nao entendo essas pessoas que quando perguntados : " - E ai, como voce esta?" e outra responde : " -Tudo na mesma". Ou "- Tudo igual". Como assim tudo igual? O tempo passa, coisas acontecem e a vida nos afeta.
Estive gripada outro dia. Me dei conta que estar gripada eh uma das formas mais simples de se entender o conceito de " nao estar vivendo em sua completude". Sim por que eu queria correr no parque e minhas pernas nao me acompanhavam. Eu queria falar, mas nao tinha voz. Meus pensamentos fluindo soltos num movimento completamente inverso ao que meu organismo me prometia. Um estado de contradicao e contrariedade insanaveis por aquilo que a cabeca intenta e o corpo nao permite.
Comi um saco inteiro de amendoim na busca pelo gosto. Foi quando me percebi com o sal do fim do pacote entre os dentes que me dei conta de que teria sido como se nao tivesse comido coisa alguma.
Estava anestesiada. Em estado de torpor segui meus dias, podendo perceber pouco do que a vida ainda me cedia. Aproveitar soh o que se entregava totalmente ao meu alcance.
Hoje, retomada a voz e a saude, eu acho, me ouco diferente. Sera que minha voz nunca mais sera a mesma? Gripe parece ser um estado anestesico em que somos colocados para ver a vida diferentemente. Atraves do silencio e das pequenas coisas que podemos fazer durante o processo, dar valor ao que temos e a tudo o que queremos voltar a fazer. Fui colocada do estado 8 ao zero em um dia e ganhei certeza de que qualquer 1 me faria a mulher mais feliz do mundo! Saborear mais a comida, sentir o cheiro de planta e da cidade. Falar menos, dominar o mundo.
Desconfio que jamais serei a mesma. Mesmo que minha voz volte, ou ja tenha voltado, ja me ouco diferente. Eu nao sou mais a mesma.

1 comment:

  1. Heráclito de Éfeso, filósofo pré-socrático.
    Adoro! Acho q é o meu preferido, depois da filósofa Antônia do Leblon, é claro hehehehehe

    ReplyDelete